Para manter o controle sobre suas negociações, o corretor de seguros deve estar muito atento ao funil de vendas – definindo as etapas relevantes para seus processos comerciais, acompanhando a evolução dos negócios e fazendo projeções.
Em todas as etapas de um negócio (seja no contato inicial, envio de proposta, negociação, fechamento ou qualquer outra fase), eis o que não pode faltar ao corretor: sensibilidade para entender as necessidades do cliente.
Bom atendimento abre portas para o profissional manter e conseguir novos contratos, independentemente de sua área de atuação: seguros de veículos, imóveis, saúde ou outras.
2. Cultive uma boa rede de contatos
Construir e ampliar a rede de relacionamentos é importantíssimo para um corretor de seguros. Isso pode ser feito tanto nas redes sociais quanto, por exemplo, em palestras e outros eventos em que você tenha oportunidade de conhecer novas pessoas.
Mas antes de sair disparando cartões, atenção! Você precisa criar sua estratégia:
Nos posts Como usar seu networking para abastecer seu funil de vendas e O guia completo do networking, detalhamos todos esses passos importantes para a criação e manutenção de uma boa rede de contatos. Confira!
3. Acompanhe as inovações
No dinâmico mercado de seguros, algumas seguradoras vêm procurando acrescentar atrativos em sua carteira de produtos, ampliando a cobertura para detalhes que a concorrência deixa de lado.
Não tenha receio de fazer novas sugestões ao cliente, desde que elas façam sentido e estejam relacionadas à necessidade dele. Esteja sintonizado com esses detalhes e, se tiver novas ideias, aposte nelas.
Dessa forma, você se valoriza como profissional na intermediação com seguradoras e ganha novos atrativos para conquistar clientes e aumentar a produtividade.